Nutrientes e composição da Alfarroba, o “chocolate” saudável

Apesar de ter sido bastante usada pelos egípcios há mais de 5.000 anos, a Alfarroba ganhou fama recentemente entre nós, principalmente por substituir o cacau em muitas receitas. Mas o que será que essa vagem comestível originária do Mediterrâneo tem em sua composição?

A Alfarroba, ou Ceratonia Siliqua L., é semelhante ao feijão, tem cor marrom e é colhida nos meses de agosto e setembro. De sua polpa moída é extraído um pó ou farinha com aspecto de chocolate.

Um produto saudável e naturalmente adocicado, com ação levemente laxante, utilizado pela indústria de alimentos. É rico em nutrientes como a pectina, que ajuda a regular a digestão.

O efeito benefício das fibras naturais insolúveis de alto valor dietético encontradas na Alfarroba acontece especialmente na flora intestinal, pela proteção da membrana mucosa do intestino.

Com isso, o alimento favorece a considerável redução de desconfortos como as diarreias indefinidas, desordens nutricionais e úlceras.

É graças aos taninos que a farinha Alfarroba é muitas vezes usada como antidiarreico.

Um segredinho que os egípcios pareciam conhecer bem, pois usavam o alimento como biorregulador intestinal e ativador da mobilidade do órgão.

Veja mais detalhes sobre a composição nutricional da Alfarroba

Em 100 g da farinha de Alfarroba estão contidos:

  • Ácido pantotênico: 0,04 mg
  • Cálcio: 348 mg
  • Calorias: 222 kcal
  • Carboidratos: 34 – 37 g
  • Ferro: 2,94 mg
  • Fibra: 4 – 6 g
  • Folato: 29 mcg
  • Lipídios totais: 0,65 g
  • Magnésio: 54 mg
  • Niacina: 1,897 mg
  • Potássio: 79 mg
  • Proteínas: 4,62 g
  • Riboflavina: 0,461 mg
  • Sódio: 35 mg
  • Tiamina: 0,053 mg
  • Vitamina B6: 0,366 mg
  • Vitamina C: 0,2 mg

A farinha de Alfarroba possui cerca de 48-56% de açúcar (sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibras (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e alto nível de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo.

O interessante é que, embora a Alfarroba em pó contenha elevado alto teor de açúcares, seu potencial calórico é baixo por causa da quantidade quase insignificante de lipídios e alto nível de fibras, além de boa quantidade de vitamina B2 e a presença da vitamina B1.

As vitaminas do complexo B são responsáveis pelo metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. E ainda atuam no Sistema Nervoso Central e melhoram o raciocínio.

A Alfarroba também é rica em vitamina A, fundamental para a saúde dos ossos, pele e visão.

São nutrientes que ajudam a cuidar da saúde, e que são encontrados em uma farinha com grande variedade de aplicações. Doces, bebidas, sorvetes, geleias e até remédios podem ser fabricados com participação da Alfarroba.

Uma das vantagens da Alfarroba em relação ao cacau é que ela não contém substâncias alergênicas ou estimulantes, como a teobromina e a cafeína.

Perfeita, portanto, para aquelas pessoas que apresentam sensibilidade a agentes causadores de alergias e, ainda, portadores de doenças como enxaqueca, labirintite, entre outras.

Pesquisas recentes revelam que a Alfarroba (pura) não é fonte de glúten. E mais: ela possui propriedades antioxidantes e auxilia na redução da assimilação do excesso de colesterol, oferecendo o dobro de eficiência neste sentido em relação a outras fibras.

Além disso, a Alfarroba é empregada em casos de falta de apetite, anemia, gastroenterite de lactantes, convalescença etc.

Conheça as características e a composição da Alfarroba

A farinha de Alfarroba proporciona brilho, cremosidade e viscosidade aos alimentos com ela produzidos. É um ingrediente com rico em carboidratos naturais e que pode substituir completamente o cacau em uma receita.

Neste caso, o ideal é retirar um pouco ou, se preferir, todo o açúcar da receita original. Afinal, como disse lá no início, a Alfarroba é adocicada.

Para terminar, fica a dica: consuma a Alfarroba em doses moderadas, já que ela oferece grandes quantidades de taninos – que inibem a absorção de proteínas.

Até a próxima!

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